segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Odres Novos - Vinho Novo

Mateus 9:16,17
"Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam."
Deus pode tocar nossas vidas de maneira profunda, fazer grandes coisas através desta palavra, renovar nossas estruturas nos dar uma nova unção para andarmos em novidade de vida. Creia nisto!
Odres não é uma figura do nosso tempo, muitas pessoas não sabem o que é,  tem apenas uma idéia do que significa esta palavra, mas no tempo de Jesus era uma figura, um objeto muito comum, o vinho era feito com um processo bem artesanal,  as uvas eram pisadas, tirando todo o suco, prensadas e colocadas num buraco na terra coberto com pedras, ou na rocha, depois de passar por aquele lugar o suco fluia por um canal onde ele passava para um segundo compartimento e passava pela primeira fermentação, no clima quente do oriente médio, a fermentação acontecia muito rápido não tinha como impedir, e logo depois desta primeira fermentação, passava por uma peneira e todos os coroços, sedimentos,cascas da uva era retirado e aquele segundo suco então era escoado, depois de 4 a 6 dias esse segundo suco era derramado em vasos de barros que eram revestidos com couro, com a pele de animais para mais uma fermentação e para ficarem ali num depósito, dentro daquelas peles, os odres, eram feitos com a pele inteira de um animal, como bodes, por exemplo , então eles secavam a pele do animal depois com feiches amarravam onde eram as pernas e a calda do animal e o pescoço como se fosse a boca da garrafa amarrados contendo todo o vinho para não sair e aquele suco fiava ali dentro fermentando, fermentava tanto que aquela pele inteira de animal, ficava a ponto de arrebentar porque o gás de dióxido de carbono responsável pela fermentação esticava a pele, quase ao limite máximo, o processo de fermentação precisaria continuar ainda por dois a quatro meses dentro destes odres até que o processo se tornasse mais lento, neste período a pele do odre tinha sido esticada até o seu limite máximo o teor de álcool teria chegado a uns 12% e o colágeno que é o responsável para dar a pele toda esta capacidade de se esticar teria sido desgastado pelo alcool, esta pele não poderia sofrer novas pressões ou ela se romperia, o ponto em que Jesus queria chegar era facilmente compreendido na sua época, porque todo mundo sabia que não podia se colocar vinho novo em odres velhos, porque se perdia o vinho e se perdia o odre, ninguém colocava vinho novo em peles velhas, peles que não eram mais flexíveis, peles que não suportavam pressão, assim também nós podemos entender o começo da passagem quando Jesus fala do tecido, o pano novo colocado em roupa velha, - Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa tornando pior o rasgo, o pano novo ele encolhe, a roupa nova tem essa característica, e se perde.Esta parte da texto é mais simples para nós entendermos nos dias de hoje.
 - Eu preciso ser um odre novo, para receber o vinho novo!
 O odre velho ele já está acomodado, o vinho velho ele é bom , mas ele não fermenta mais, ele não exige mudanças no odre, por isso o odre fica confortável, tudo está sobre controle. 
Sabe quando nós já sabemos fazer as coisas, tudo está do jeito que a gente gosta, tudo tranquilo, quando estamos acomodados, confortáveis, aí muitas vezes nestes momentos Deus permite que sejamos incomodados, Se você crê que Deus é soberano sobre todas as coisas, que nada foge ao controle do nosso Deus, você crê que há "incômodos " que vem da parte de Deus, Amém?
Então se Deus permite alguma situação que nos tira deste lugar de conforto, de calmaria, podemos ter a certeza que Deus quer fazer algo novo nas nossas vidas, porque Deus quer mudar algo nas nossas estruturas, o vinho velho vai acabando, o vinho é símbolo de alegria, e você se sente incomodado, desconfortável, esta sentindo tristeza, um vazio, uma angústia, quem sabe esta é uma angústia divina, Deus quer te despertar pra algo novo, quem sabe Deus quer te tirar deste lugar de comodismo,  Deus quer te renovar, quer fazer coisas novas na sua vida e por isso ele permite este desconforto, só odres novos podem receber o vinho novo.
Deus é poderoso para nos tornarr odres novos, Ele é poderoso para nos tornar maleáveis outra vez, e de novo, e de novo e quantas vezes for preciso, se deixarmos Deus mudar nossa estrutura, e nos colocar na dependência dEle, Ele estárá nos ensinando coisas novas a seu respeito, novos desafios, novas conquistas, novas experiências com Deus, você não precisa viver saudoso de um tempo que não volta mais, contando experiências de 5,10, 15, 20 anos atrás,  porque Deus tem muito mais pra você. 
Exemplos de homens que foram transformados em odres novos, Veja o que Jesus disse a Paulo a caminho de Damasco: ( Ele não era um homem mal, ele era fiel a uma estrutura em que foi formado, fiel as suas convicções,ele agia crendo que estava sendo fiel a Deus, Atos 26:12 ,15,) quando caiu do cavalo:
 - Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. 
Ir contra Deus é dura coisa, é se machucar é debater-se contra pontas de ferro, é ferir a si mesmo ,porque ninguém pode contra Deus, quem sabe você tem resistido ao processo de Deus na sua vida, se você se render ao novo de Deus  as novas formas, as novas estruturas, se voce se render ao novo de Deus na sua vida , você virá sofrer muito menos, o processo vai ser muito mais rápido, se você parar de resistir, dura coisas é recalcitrar contra os aguilhões, o novo de Deus é irresisíivel.
 Isaias 43:18,21 "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Os animais do campo me honrarão, os chacais, e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito.
A esse povo que formei para mim; o meu louvor relatarão."
Não vivam no passado!! Estou fazendo uma coisa nova!
Vocês não a reconhecem??
Deus está fazendo coisas novas, mas muitas pessoas não percebem, são como Israel que se apegavam a glória do mar vermelho que se abriu,dos milagres no deserto e Deus está falando aqui através do profeta, que eles deveriam esquecer até mesmo destas coisas, porque eles se apegavam tanto a elas que não estavam preparados para receber o novo manifestar de Deus.
"Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros, E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. Mateus 11:16-17
"E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.
E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe." 
Lucas 24:13-28

Israel não reconheceu Deus encarnado porque eles estavam apegados a forma anterior; talvez neste momento a sua vida você esteja sendo esticado, não está nada agradável a tua situação, Deus pode estar te movendo para um nível espiritual mas elevado e você naõ está entendendo, ou não quer enterder, Deus quer te levar a novos níveis de entendimento, _Eu quero o novo de Deus na minha vida! Não se preocupe voce não fará isto sozinho,nem pode, Mas Ele é fiel pra completar a boa obra, talvez você neste momento esteja precisando se adaptar a uma nova realidade na sua vida, passamos por perdas, de diversas naturezas, e somos forçados a nos enfrentar uma nova vida, Deus quer se revelar a você de uma nova forma, o vinho velho acabou, ele não existe mais, mas o vinho novo está aqui e uma nova alegria Deus quer te dar, deixe a forma de viver antiga pra trás, o espirito santo vai te ajudar a suportar esta pressão, receba o novo de Deus, nossa vida é marcada por recomeço, entregue-se ao Senhor a cada manhã, como as misericórdias do Senhor são causa de não sermos consumidos , novas são a cada manha, e cada dia  Deus continua fazendo coisas novas, novas galáxias, novas especies de animais, de plantas, a cada minuto nasce um novo ser uma nova criação de Deus, voce é algo novo de Deus, como você não existe outro, Deus é tão grande que é impossivel alguém afirmar que conhece Deus por inteiro, Deus tem sempre algo novo para nos revelar a seu respeito, você não pode acreditar e aceitar que voce já conheceu tudo; Deus quer fazer um odre novo para receber o novo de Deus.
No livro: Praticando a presença de Deus está escrito: " A ideia de que a religião é algo enfadonho, estupido e monótono é abominavel para Deus, pois Ele criou diversas coisas e adora nos surpreender, se estamos fartos de alguma forma monótona de devoção é bem provável que Ele também esteja, mexa-se e aproxime-se Dele usando uma das inumeras maneiras.
Jesus nos fala em Efésios 4:17-32: A respeito de um renovo urgente que é primordial para uma nova vida com Cristo.
E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.Mas vós não aprendestes assim a Cristo, 
"Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 
Seja renovado pelo perdão dos seus pecados, o odre velho se conforma com o pecado, pois cauterizou em sua mente que o pecado é mais forte do que ele, mas isso é mentira do diabo. Se você deseja ser um odre novo e receber o vinho novo de Deus, peça ao Senhor, Ele vai te capacitar para enfrentar o novo e desfrutar do novo de Deus. Só você e Deus sabe o quanto você precisa ser tocado pelas mãos transformadoras e restauradoras do Senhor. 
Que Deus te abençoe e te guarde, hoje e sempre em nome de Jesus.Amém





Texto de Ana Paula Valadão Bessa.

12 comentários:

  1. Que bencao de pregacao , parabens que Deus te abencoe ainda mais do que ja e

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras. Como Deus falou comigo através desse texto!

    ResponderExcluir
  3. Amém, Deus me deu esta palavra na semana passada e estava estudando mais a fundo e essa mensagem vem de encontro com o que o Senhor vinha falando comigo, que possamos buscar a santidade para que Deus derrame mais e mais sobre a nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. Poxaaaa que palavra mais linda hem!
    Sinceramente nunca tinha aprendido tanto como hoje aprendi com esse texto "odres novo"...to a anos na igreja e nunca vi uma explicaçao tao boa como foi esta, na verdade ja li muito essa passagem, porem a compreençao nunca foi tao boa. Voces estao de parabens!

    A biblia nos ensina o suficiente para sabermos viver nesta terra, porem existe passagens biblicas que devemos buscar o real significado daquela epoca para depois aplicamos nos dias atuias!!!

    gostei mto
    continuem firmes em CRISTO

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto, mas só uma observação , a bíblia não diz que Paulo caiu de um cavalo. Precisamos tomar cuidado com algumas coisas que escrevemos. No mais Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  6. http://www.livresdt.com.br/2012/10/odres-novos-vinho-novo-estudo-biblico.html O SEU TEXTO É O MESMO ENCONTRADO NESTE LINK!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ambos são uma cópia de uma pregação de Ana Paula Valadão no 13 Congresso de Adoração.

      Excluir
  7. Glória a Deus. Como o Senhor trouxe clareza ao meu entendimento através dessa palavra. Obrigada Senhor. Te louvo pela vida da Tua filha por compartilhar conosco essa preciosa palavra.

    ResponderExcluir