quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um homem Segundo o coração de Deus

Certa vez Deus falou ao profeta vai a casa de Jessé e ungi o Rei de Israel, os meus olhos acharam o Rei, porque Davi é homem segundo o meu coração.
Um dia ele estava diante do representante de satanás Golias que blasfemava contra Israel, contra o Deus vivo, o Espírito do Senhor se apoderou daquele homem e fez com coragem e intrepidez enfrentar aquele inimigo e destruí-lo.
Davi era homem de aliança com Deus, a vontade de Deus tinha que ser executada, ara que ele tivesse paz, ele governou para Deus e fez a vontade de Deus. O Senhor dos exércitos espera de nós nossa absoluta fidelidade para vencer os inimigos do Reino de Deus, dispõe-te enfrente o inimigo ele já está vencido na cruz do calvário, ele já foi derrotado te una a Cristo pelo seu sangue e vença.
Davi tinha um coração de servo, cria em Deus desde a sua juventude:

1 Samuel 17:34-37

"Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo." 

Buscava diligentemente e continuamente a face de Deus e o seu conselho dependendo inteiramente dele:
1 Samuel 23:1-4 
" E foi anunciado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus pelejam contra Queila, e saqueiam as eiras.
E consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Irei eu, e ferirei a estes filisteus? E disse o SENHOR a Davi: Vai, e ferirás aos filisteus, e livrarás a Queila.
Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus.
Então Davi tornou a consultar ao SENHOR, e o SENHOR lhe respondeu, e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão." 

1 Samuel 30:8

"Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás." 

2 Samuel 2:1 

"E sucedeu depois disto que Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? E disse-lhe o SENHOR: Sobe. E falou Davi: Para onde subirei? E disse: Para Hebrom." 

Adorava a Deus com totalidade do seu ser e instruia a nação inteira a fazer o mesmo:

1 Crônicas 15:16

"E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria." 
Reconhecia humildemente que Deus era o verdadeiro Deus e que ele mesmo não passava de um representante DEle:

2 Samuel 5:10-12

"E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o SENHOR Deus dos Exércitos era com ele.
E Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e carpinteiros, e pedreiros que edificaram a Davi uma casa.
E entendeu Davi que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel, e que exaltara o seu reino por amor do seu povo." 

Na sua conduta pública obedecia ao Senhor e cumpria a sua vontade:
"E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade." Atos 13:22 

Davi causou profundo desgosto a Deus em algumas ocasiões, deixando de ser homem segundo seu coração. Ele desprezou a Deus e a sua palavra ao cometer os pecados de adultério e homicídio:
2 Samuel 12:1-13 
"E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.
Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.
E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.
Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás." 

E no momento que Deus manda o profeta até Davi para repreendê-lo do seu pecado, Davi cai, porém cai de joelhos verdadeiramente arrependido e humilha-se diante de Deus e busca a reconciliação com todas
as suas forças e de todo o seu coração. E neste momento Davi escreve uma das orações mais lindas da Bíblia que é o Salmo 51.

A atitude de Deus diante de um coração quebrantado e arrependido é colocá-lo de pé:

"Quando te abaterem, então tu dirás: Haja exaltação! E Deus salvará ao humilde."Jó:22:29
"Porque o dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;"Is 2:12 

" O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade." Prov 18:12

"Assim diz o Senhor DEUS: Tira o diadema, e remove a coroa; esta não será a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo."Ez 21:26

Portanto se tivermos que cair que seja de joelhos diante do Senhor, Ele é o único que pode nos colocar de pé.

Oração: 
Senhor Jesus chego a Ti pela fé e reconheço que tu é o filho de Deus que veio em carne e morreu pelos meus pecados, confesso que sou pecador e careço da tua glória, eu me arrependo da minha vida de pecado em que estive rejeitando a tua graça e te peço perdão eu abro o meu coração e te convido a fazer em mim morada permanente e declaro que te aceito como Senhor e suficiente Salvador da minha vida. Senhor Jesus integra-me hoje no corpo de Cristo escreve o meu nome no livro da vida, eu te agradeço e te louvo Pai celestial em nome de Jesus. Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário