quinta-feira, 29 de setembro de 2011

E o Deus de Paz

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:1-6

Desde o princípio do mundo o astuto inimigo das nossas almas usa uma estratégia que vem obtendo êxito até os nossos dias: Distorcer as palavras.

Astuto, significa esperto, sagaz, manhosos, ardiloso, Satanás pergunta para Eva: É assim que Deus disse: NÃO comereis de toda a árvore do jardim?

Satanás inicia o diálogo astutamente enfatizando a negativa da ordem de Deus. Não comereis...

Quando na verdade Deus havia dito: Comereis de toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal dela não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

O Senhor Deus nos criou para conhecermos somente o bem, todavia escolhemos conhecer o mal, então arcamos com as consequências desta triste escolha.

Ardilosamente, trocando as palavras de lugar e enfatizando o mal, Eva e Adão caem na cilada do inimigo e o resto da história sabemos, e vivemos.

Existe um exercício no estudo da Língua Portuguesa, interessante no ensino do uso correto da vírgula, este estuda utiliza frases que ao trocarmos a vírgula de lugar a frase muda completamente de sentido. Um desses exemplos é assim: - E disse o juiz, não condene. - E disse o juiz não, condene.

Quanto a nós quantas vezes distorcemos, testemunhamos, ou ouvimos falar das causas de palavras distorcidas, verdadeiros desastres podem acontecer por uma palavra distorcida ou mal interpretada.

Certamente o coração de Eva estava inclinado a comer o fruto proibido e a palavra distorcida foi apenas um impulso para ela fazer o que desejava fazer. Da mesma forma quando palavras distorcidas são lançadas a ouvidos que facilmente possam ser enganados, logo desce ao coração e encontra terra boa para germinar e o mal se instala, e as consequências são inimizades, adultério, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, e coisas semelhantes a estas, e os que cometem tais coisas não herdarão o reino dos céus.

Este é o provável fim daqueles que distorcem as palavras com seus lábios ou com seu coração.

Satanás é tão "cara de pau" que tentou o próprio filho de Deus Jesus Cristo no deserto:

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Mateus 4:1-11

Jesus nos mostrou como vencer Satanás e suas artimanhas:

Jesus conhecia a Palavra da verdade,(sendo Ele a própria Palavra da vida) Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.

Se dissermos que amamos a Deus, que somos seus filhos, que amamos sua vinda, mas não nos interessarmos em conhecer sua palavra, então mentimos, pois quando amamos alguém, interessa-nos saber tudo a seu respeito, o que pensa, suas preferências, do que ela gosta, do que não gosta, com Deus não é diferente.

Jesus conhecia e praticava a palavra;Não tentarás o Senhor teu Deus, ao Senhor teu Deus adorarás e somente a Ele servirá.

Conhecer a Palavra e obedecer agrada a Deus e certamente se alegra o Senhor daqueles que desta forma procedem

Se estivermos ligados em Cristo, a videira verdadeira, Cristo estará em nós e certamente frutificaremos, não seremos vencidos pelo mal, mas venceremos o mal pelo bem, mesmo que em um primeiro momento algo que chega aos nossos ouvidos pareça que veio para nos derrubar, analisemos a luz da palavra,com discernimento, procurando em todo o tempo ser, como nos orienta a palavra, inocentes para o mal, mas excelentes para o bem. E, em breve, o Deus de paz esmagará a Satanás debaixo da planta de vossos pés. Se estivermos vestidos com as armaduras celestiais: No demais meus irmãos, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:11-18

E que o Espírito Santo nos oriente, nos convença e nos capacite para vencermos e cumprirmos os propósitos que Deus tem para cada um de nós em nome de Jesus. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário