quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SALMO 133

"Oh!Quão bom e agradável é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce a orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a benção e a vida eterna."

Neste Salmo o Senhor nos ensina a importância de viver em união, juntos congregando e desfrutando de uma só fé em unidade de espírito, aprendendo a Palavra, orando, adorando, buscando a Deus e a sua vontade.

Para descrever esta importância o Salmista compara a união ao óleo precioso que consagrou Arão Sacerdote, separado, escolhido e aprovado por Deus, e todas as bênçãos que esta posição de excelência.

O Senhor escolheu Arão de maneira sobrenatural (Num 17), para que não houvesse dúvidas diante de um povo que sendo liberto, conduzido a terra prometida, a terra de Canaã, um povo cercado pelos cuidados de Deus, de noite, uma coluna de fogo os aquecia, de dia uma nuvem os cubria protegendo-os do calor do deserto, não sendo mais o maná suficiente e agradável ao paladar, o Senhor faz soprar o vento e traz cordonizes do mar, no entanto, mesmo desfrutando de todo poder e provisão de Deus, o povo de continuo murmurava, o povo queria voltar para o Egito.

No capitulo 18 do Livro de Números, o Senhor determina os deveres e direitos dos sacerdotes e levitas.
Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união, é como desfrutar das primícias do melhor de todas as benção de Deus. (Num 18:10,14)
Este óleo precioso que desceu sobre Arão pode descer sobre a vida de cada um de nós, através de uma escolha: Viver em união!

Como orvalho de Hermon que desce sobre os montes de Sião; duas coisas são necessárias para formação do orvalho, o frio e a umidade, sendo a Palestina próxima ao Mar Mediterrâneo, há sempre uma grande porcentagem de vapor dágua no ar. O Monte Hermon provê o frio depois do pôr do sol, com o frio a umidade é condensada em orvalho, se não fosse pelo orvalho no verão, toda a vegetação pereceria.
No norte de Israel, os orvalhos são tão densos que as plantas e árvores são literalmente molhadas com água á noite. Assim a montanha está sempre juntando e enviando nuvens que descem para Sião para levar orvalho á terra.

Ali o Senhor ordena a benção: A unidade é tão doce como mel, ou tão harmoniosa como um cântico bem cantado.
Algumas pessoas tem prazer no conflito, precisamos desenvolver um coração que se agrada com a unidade, de outra forma temos corrido em vão, pois é ali na união que o Senhor ordena a benção e a vida eterna.
A discórdia rompe, destrói e mata a raiz das virtudes que poderiam florescer sob a benção da verdadeira unidade.

Estar na casa de Deus, alegre por habitar em meio a um povo que busca o mesmo Deus, que vive a mesma fé e esperança na salvação; Jesus virá buscar um só povo para viver em um só reino preparado desde a fundação do mundo, portanto se quisermos fazer parte deste reino é preciso agir, pensar, sentir como herdeiros desde agora; sem desânimo pra vir á igreja, sem descaso na hora de adorar, sem murmurar, contando os minutos para a mensagem acabar.
Quando as pessoas viajam para longe, elas fazem uma conexão em outro aeroporto, antes de chegar ao destino final, quando saímos de casa para vir á igreja, estamos passando pela conexão pela preparação para a grande e esperada viagem, para o tão sonhado destino.

Os que murmuram não alcançam a promessa. (Num 14:26-30)
Os ouvidos do Senhor escuta nossas orações, mas também sofrem cm murmurações. O que temos feito o Senhor escutar dos nossos lábios?
Que voz temos obedecido? a voz do inimigo nos dizendo que não precisa ir a igreja, que orar em casa é o suficiente? Preste atenção: satanás quer te ver sozinho, na escuridão, sentindo pena de si mesmo, e cada vez mais afundado distante de Deus.

A voz de Deus te diz: Oh!Quão bom e agradável é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce a orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a benção e a vida eterna.

5 comentários:

  1. muito bom,uma benção, Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. Obgd, muito boa explicação que Deus continui te abençoado👏🙌

    ResponderExcluir
  3. Que o entendimento nos permita viver com sabedoria. Deus esteja conosco.

    ResponderExcluir
  4. AMADO/A IRMÃOS O MEU AMOR POR VOCÊ VEM DO S2 Do PAI; em CRISTO JESUS; "Se ñ tiver AMOR...Podemos ter todos os Dons; mas...o Amor é paciente; é benigno; ñ se ufana; ñ arde em ciúmes; mas se ñ houver amor..." (ICo13:1-7N.T-bíblia). TE AMOOO!! Amigo;Família; líderes (S. Marques/Rosane),( Pr.Paulo/Elisama/Ronaldo; Célula Adoradoras...

    ResponderExcluir