terça-feira, 14 de junho de 2011

Tem Jeito SIM


Atos9:1,20 "E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.
E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus."

Quem era Saulo? (vs.1-2)

Judeu da alta sociedade, fazedor de tendas, estudado, fariseu, ou seja, guardava rigorosamente as leis e cobrava a mesma atitude das pessoas. Tinha verdadeiro ódio dos cristãos (pessoas que adoravam a Jesus Cristo e viviam por Ele), por conta dessa ira toda, ele perseguia até ao ponto de matar.
Momentos antes desse texto, Saulo viu a cena de Estevão, um grande discípulo de Jesus ser apedrejado e morto, e não moveu uma palha para ajudá-lo, pelo contrário, guardou as roupas daqueles que apedrejaram para não serem acusados. (At.22)
Até aqui, Saulo foi um homem frio, calculista, iracundo, maldoso e principalmente, um homem sem Deus.

Quem sou eu?

Se eu e você pararmos por alguns instantes e fizermos uma reflexão de quem somos, com certeza muita coisa boa viria à tona, mas algumas coisas ruins viriam também. A Bíblia diz que nascemos em pecado, somos tendenciosos ao erro, todos pecamos e estamos destituídos da glória de Deus Rm. 3.23.
Se fizéssemos uma lista dos nossos erros, poderia sair: inveja, ciúme, impaciência, raiva, mágoa, medo excessivo, impurezas diversas, complexo de inferioridade, complexo de superioridade, enfim, diversos tipos de erros, assim como os erros de Saulo.

Aos olhos de Deus não há diferença de pecado, as conseqüências sim são diferentes, sendo assim “estamos no mesmo barco que Saulo”.

Continuando a história...

(vs. 3-6) Saulo estava indo pelo caminho rumo a Damasco, quando a luz brilhou e ele ouviu a voz dizendo: Eu sou Jesus!

Quem é Ele?

Na vida de Saulo tudo estava indo da forma como ele havia planejado: viagem, trabalho, desejo de matar cristãos.
Eu imagino Saulo, com outros perseguidores, caminhando por uma estrada da terra batida, ao meio-dia, ele pensando o que iria comer, onde iria dormir, e ao mesmo tempo de olho na estrada para ver se não encontrava alguns cristãos...quando de repente a LUZ brilhou mais forte do que o sol do meio dia e ele caiu rosto ao chão.

Na nossa vida não é diferente. Nós estabelecemos metas, nos empenhamos por alcançá-las, desejamos que tudo ocorra como planejamos, mas de repente: a LUZ brilha!

Eu sou a luz do mundo, disse Jesus, quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8.12

Quando Jesus brilha a luz dEle em nossas vidas não há outra escolha a não ser a de nos prostramos e perguntarmos: quem és tu Senhor para que te lembres de mim? Um pecador, alguém tão imperfeito, falho, como o próprio Paulo disse: miserável homem que sou, mas achaste graça em mim!!

Muitas pessoas passam a fazer parte de nossas vidas, amigos de escola, de trabalho, irmãos da igreja, esposa, esposo, filhos, enfim, somos cercados por inúmeras pessoas, e muitas dessas nos ajudam de diversas formas, alguns com ombro amigo para ouvir, outros com orações, outros com dinheiro, mas nenhum desses pode suprir todas as nossas necessidades, porque são humanos, falíveis, são finitos, ou seja, tem fim, são limitados por melhores que sejam as intenções.

Mas JESUS, Ele pode suprir todas as áreas da nossa vida, Ele é nosso melhor amigo, os pensamentos e planos dEle para nossas vidas são maiores e melhores do que os nossos (Jr. 29.11) e mais, prometeu que estará conosco todos os dias, até o fim dos tempos! (Mt 28.20).

Este é Jesus!

Enfrentando o escuro (vs. 8-9)

A visão é um dos prodígios mais fantásticos da criação. Segundo o famoso oftalmologista John Wilson, nosso olho é infinitamente mais sofisticado do que as mais modernas câmaras de imagens que o homem já inventou.
Pessoalmente falando, dos nossos cinco sentidos (tato, paladar, olfato, audição e visão), confesso que tenho um carinho especial pela visão. Eu amo ver o pôr-do-sol, céu com estrelas, beija flor, a natureza, meu marido!

Agora analise a situação de Saulo, a vida inteira enxergando e agora assim: tudo escuro. Sabe por que isso precisou acontecer? Porque quando não enxergamos, precisamos depender de algo ou alguém. Ou precisaremos do nosso tato, de bengalas ou de alguma pessoa para nos conduzir.

Saulo precisava depender de Deus!

Às vezes em nossas vidas passamos por momentos que não conseguimos enxergar que atitude tomar, qual escolha fazer, que faculdade cursar, com quem vou me casar, que trabalho será melhor, persistir no meu casamento ou não, desistir da minha vida ou não?

Deus nos deixa assim, no escuro, porque Ele tem um plano: Que quer dependamos SOMENTE dEle!

Mas aquela cegueira teria um fim, a sua cegueira também tem um fim!

Providenciando luz (vs. 10-18)

Deus falou com Ananias em sonho para que orasse por Saulo que ele seria curado e mais do que isso, Deus faria dele um grande pregador!
Ananias temeu e disse: mas Senhor, ele é perseguidor dos cristãos, não tem jeito pra ele não!

Talvez hoje olha você para sua vida você e ouve:

Lute pelo seu casamento e você diz: não tem mais jeito não!
Lute pelos seus filhos e você diz: não tem mais jeito!
Lute pela sua esposa e você diz: não tem mais jeito!
Lute pela sua saúde e você diz: não tenho mais esperanças!
Lute pela sua vida e você diz: pra quer viver? Não tem mais jeito!
Lute e você diz: essa luta não irá me levar a lugar algum.

Preste atenção: Quando Jesus passa a fazer parte da sua vida, as coisas têm jeito sim! Ele é capaz de faz o impossível acontecer! Foi capaz de curar cegos, coxos, restaurar vidas, renovar sonhos, e é capaz de fazer aquilo que você diz: NÃO TEM JEITO, acontecer!!!

Reis tem poderes limitados, presidentes têm poderes limitados, médicos têm poderes limitados, pessoas têm poderes limitados, mas a Cristo foi dado Todo o poder, tanto no céu quanto na terra!!

Levando luz (v.20)

Saulo de perseguidor de cristãos passou a ser propagador do amor de Deus.
De frio, calculista, maldoso, passou a ser um apaixonado por vidas e por Cristo.
De Saulo, passou a ser Paulo!

E Paulo foi um dos grandes homens na Bíblia, escreveu aproximadamente 14 livros da bíblia, e sua obra missionária tem impacto em vidas até os dias de hoje!

Atualmente não tem como você escrever sua história de vida e inserir na bíblia, e Deus não quer isso, o que Ele quer é escrever seu nome no LIVRO DA VIDA, que está reservado para aqueles que deixaram a Luz de Cristo brilhar em suas vidas e trazer um novo rumo, uma nova história.

Você é especial demais para o Senhor, Ele te ama demais e quer fazer de sua vida um verdadeiro milagre! Ele quer te ver feliz e em paz sempre!

A LUZ está brilhando em sua vida! Jesus está dizendo: Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei e TUDO NOVO farei ! (Mt 11.28).

 Por Danúbia Guarnieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário